26 de dezembro de 2008

Oh balancê, balancê!

O ano de 2008 foi promissor. Primeiramente porque nasceu este blog coisa linda que fala, sem pretensão, do que acontece no mundo da música independente, diferente ou irreverente, para ouvir e curtir, ou não. Foi um ano de lançamentos (e aja pique para acompanhar tantos), parcerias inusitadas, separações, muitos shows e informação musical de todos os cantos. Um período onde a internet 2.0 nos ajudou a estar pertinho de gente galáctica, que pudemos ouvir três versões boas da mesma música sem culpa, afinal um mash-up sempre cai bem, sem falar em estilos que passam de um simples dub ao eletro-indie-punk-folk-sweeder-lero-bit-fritz, que se você não escutou, ainda há tempo.

Dentro de tantas novidades e avaliações de final de ano, sempre rolam listas, levantamentos, balanços e na música não é diferente, assim pegamos várias listas e fizemos aqui uma seleção dos dez artístas que mais apareceram nas seletas de publicações afora, onde muitos sons foram aqui comentados e outros, deixaremos para destrinchar ano que vem! Pelo menos nas férias não vai faltar tempo para colocar o ipod em dia e acrescentar os bons de 2008 que estão abaixo.

10) Foals: Antidote – Fez um espetáculo no Festival Planeta Terra, deixando o povo elétrico com a sonzeira.
09) Santogold: Santogold – Tem em seu álbum de estréia responsabilidade para manter o mesmo nível e crítica.
08) Adele: 19 - Meninota de 19 anos é formada pela BRIT School, mesma faculdade de Winehouse, com composições próprias conquitou o primeiro lugar na Inglaterra.
07) The Ting Tings: We Started Nothing – Na linha das duplinhas inglesas, faz um eletro-indie referência.
06) Glasvegas: Glasvegas - Quarteto escocês que trás elogios de todos os cantos.
05) Vampire Weekend: Vampire Weekend – Outro quarteto, mas de Nova Yorque que faz um indie classudo, daquele jeito oitentista que a gente adora!
04) Friendly Fires: Friendly Fires – New-rave bate cabelo, estreou com tudo em muitas set lists bacanudas.
03) Little Joy: Little Joy – Com um apego mais que brasileiro da nossa parte, projetinho de morrer de orgulho pela simplicidade aliada aos arranjos e letrinhas que caem muito bem.
02) The Last Shadow Puppets: The Age of the Understatement – Somando Alex Turner (Artic Monkeys) e Mile Kane (The Rascals), não tinha como não ser muito bom.
01) Fleet Foxes: Fleet Foxes - Essa banda é top one em quase todas as listas, mas não é para menos, pois estes norte-americanos conseguem produzir um som de vanguarda mais que bem trabalhado e bom de ouvir em muitas ocasiões, e são deles o clipe bonitinho de He Doesn`t Know Why, que encerra a safra de posts do NapaIndie 2008, para que no próximo ano possamos ter fôlego de, entre tantos projetos, continuarmos fazendo algo que adoramos... ouvir música e contar para os outros!

Fleet Foxes - He Doesn't Know Why


Fim de ano feliz...

talk. feliz natal from Talk Filmes on Vimeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário